Os 12 animais (signos) do zodíaco (生肖 shengxiao) são, pela ordem, o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e javali.
Existem muitas lendas para explicar a origem do zodíaco. Uma das mais populares, de forma resumida, diz o seguinte:
Foi confiada ao rato a tarefa de convidar os animais para que se apresentassem ao Imperador de Jade para um banquete, onde seriam escolhidos os signos do zodíaco. O gato era um bom amigo do rato, mas o rato enganou-o, fazendo com que acreditasse que o banquete seria no dia seguinte.
O gato dormiu enquanto o banquete era realizado, imaginando que só ocorreria no dia seguinte. Quando descobriu a verdade, prometeu ser o inimigo natural do rato pelas eras a partir dali.
Uma variação desta lenda descreve o Imperador de Jade preparando um grande banquete em seu palácio; o gato não ouviu a proclamação inicial e então o rato lhe contou que iria haver uma festa real, mas em vez de dizer a data correta, informou que se realizaria no dia seguinte.
A todos os animais que lá chegaram naquela noite, foi garantido um lugar especial como animal do zodíaco – o gato só apareceu no dia seguinte, apenas para descobrir que o banquete já havia terminado.
ELEMENTOS DOS SIGNOS CHINÊS
Os elementos são também associados com cores. As correspondências tradicionais são verde e azul para Madeira, vermelho para Fogo, amarelo para Terra, branco para Metal e preto para Água.
A filosofia chinesa concebe todas as percepções dos nossos sentidos – tudo que podemos ver, ouvir, tocar, cheirar ou saborear, em cinco elementos: madeira, fogo, terra, metal e água. Qualquer coisa no universo está vinculada a um desses elementos.
A passagem do tempo na China é medida por períodos de sessenta anos e os doze animais aparecem 5 vezes durante esse período. Cada uma dessas manifestações corresponde a um dos 5 elementos, resultando um elemento a cada 12 anos. Portanto, a energia de cada combinação animal/elemento repete-se de 60 em 60 anos.
Citamos como exemplo: uma pessoa nascida em 1909 é Galo de terra, assim como outra nascida em 1969 também será Galo de terra.
Os antigos astrônomos chineses chamavam os cinco planetas principais pelos nomes dos elementos; eles estavam associados com: Vênus ao Metal (ouro); Júpiter à Madeira; Mercúrio à Água; Marte ao Fogo; Saturno à Terra. De acordo com a Astrologia chinesa, diz-se que a posição destes planetas, junto com as posições do Sol, Lua, eventuais cometas no céu, bem como o momento do nascimento (horário) e o signo zodiacal podem determinar os traços da personalidade e o destino de uma pessoa.
Há um ciclo binário Yin Yang, que amplia o ciclo de 5 elementos para um ciclo de dez. Anos pares são Yang (+), anos ímpares são Yin (-). Visto que o ciclo zodíaco animal de 12 é divisível por dois, cada zodíaco só pode ocorrer em Yin ou Yang: o Dragão é sempre Yang, a Serpente é sempre Yin, etc. Esta combinação cria um ciclo de 60 anos, começando com o Rato de Madeira e terminando com o Porco da Água. O ciclo atual começou no ano 1984.
Deste modo encontramos uma relação entre o signo e o elemento. Considerando o exemplo Dragão Yang (nascidos em 2000) pode-se afirmar que o seu elemento é Metal ativo. Já a Serpente (nascidos em 2001) sendo um signo de caráter Yin, é Metal passivo.
Tanto o Yin quanto o Yang são subdivididos em Cinco Elementos (Água, Madeira, Fogo, Metal (Ouro ou Ferro), Terra) no topo do ciclo dos animais. Estes são, por sua vez, considerados “modificadores” e afetam as características de cada um dos 12 signos, tornando-os mais ativos (Yang) ou passivos (Yin).
Os elementos são determinados de acordo com o signo lunar, o ano, o mês e a hora de nascimento, sendo que o elemento que predomina na personalidade de uma pessoa é aquele que mais aparece em seu mapa.
Cada elemento tem características que se aplicam tanto aos anos quanto aos animais. Cada um dos doze animais é governado por um dos cinco Elementos mais uma diretiva Yin ou Yang, divididos em 4 grupos: