Cada elemento representa características específicas e influências sobre personalidades e eventos. A madeira simboliza crescimento, flexibilidade e generosidade. O fogo representa paixão, energia e liderança. A terra representa estabilidade, praticidade e lealdade. São usados na astrologia chinesa para compreender traços de personalidade, prever compatibilidades e analisar as energias que influenciam a vida das pessoas. São eles Fogo, Água, Metal, Madeira e Terra.
Fogo – Pessoas nascidas sob a influência do elemento Fogo são líderes naturais, carismáticas e dinâmicas. São ambiciosas e impulsivas, capazes de inspirar e alcançar objetivos. No entanto, sua energia e ambição podem levá-las a se tornarem egoístas e inquietas quando não conseguem o que desejam. O elemento Fogo atrai as pessoas, mas pode ser destrutivo se não for controlado.
Água – Pessoas nascidas em anos regidos pela Água são fluidas, adaptáveis e capazes de contornar obstáculos com perseverança. São comunicadores habilidosos, mas tendem a depender demais do apoio dos outros. Para ter sucesso, devem aprender a ser mais assertivas e usar sua capacidade de persuasão para transformar seus sonhos em realidade.
Metal – Pessoas nascidas em anos regidos pelo Metal são ambiciosas, determinadas e perseverantes, orientadas para o sucesso. Podem ser teimosas e inflexíveis em sua conduta. Possuem habilidades financeiras e buscam luxo e poder. Precisam aprender a valorizar a conciliação e flexibilidade, em vez de insistir rigidamente em ter tudo do seu jeito.
Madeira – Pessoas nascidas sob a influência do elemento Madeira são moralmente elevadas e promovem o crescimento e a renovação. São autoconfiantes, progressistas e têm habilidades executivas para empreendimentos cooperativos. São generosas e compreensivas, fornecendo apoio moral e financeiro para projetos. Sua desvantagem é a tendência entusiasta de assumir mais do que podem, correndo o risco de não conquistar resultados.
Terra – Pessoas nascidas sob o elemento Terra são pragmáticas, conservadoras e prudentes em relação às finanças. São eficientes em planejamento e administração. São confiáveis e metódicas, apresentando as coisas de forma simples e direta. No entanto, podem ser carentes de imaginação e espírito de aventura, além de se tornarem críticas e excessivamente preocupadas em proteger seus próprios interesses.